Home
Documentação Eletrônica de Sistemas e Processos
Casos Reais

A seguir encontram-se listados exemplos de casos reais de implantação de soluções de documentação eletrônica de sistemas e processos realizadas pela Multidoc.  Clique no exemplo desejado para visualizar a sua descrição.

Telesp - Procedimentos de Contratação

A Telesp, enquanto empresa vinculada ao sistema Telebrás, era obrigada a seguir procedimentos padronizados para a licitação e contratação de bens e serviços.

Todos os procedimentos, legislação, documentos de referência e material de treinamento relativos a tais procedimentos foram reunidos em uma publicação eletrônica hipertexto criada em 1996 para a Divisão de Coordenação Administrativa e Financeira da Diretoria de Serviços de Telecomunicações.

A publicação eletrônica foi criada com o software GUIDE (da InfoAccess Inc., USA), uma das mais poderosas ferramentas para criação de manuais eletrônicos profissionais.  A figura abaixo exemplifica algumas telas da publicação.

Fundação CPqD - Manutenção de Telefones Públicos

A Fundação CPqD desenvolve sofisticados sistemas de manutenção de telefones públicos para tornar mais rápida e eficiente as atividades das operadoras.

A Multidoc desenvolveu para o CPqD os manuais eletrônicos desses sistemas. Tais manuais compreendem:

  • Descrição Operacional dos Equipamentos;
  • Listas de Componentes;
  • Instruções de Manutenção;
  • Fotos e Diagramas.

O GUIDE (InfoAccess Inc., USA) foi escolhido pelos sofisticados recursos de hipermídia que oferece, e pela possibilidade de integração com gigas de teste.  A figura ao lado mostra algumas telas do sistema.

Promon - Central de Comutação Trópico R

Centrais de comutação tem documentação bastante extensa e que deve estar disponível no fornecedor, junto ao equipamento e em diversos departamentos das operadoras. O formato eletrônico hipermídia e a publicação em Cd-Rom são extremamente adequados para tal tipo de documentação.

A documentação eletrônica da Central Trópico R, feita para a Promon, correspondeu a mais de 10.000 páginas de texto e desenhos. Documentação similar foi produzida para a Central Trópico RA da STC, correspondendo a cerca de 6.000 páginas de texto e desenhos.

Os trabalhos foram desenvolvidos pela empresa Hipertec (Rio de Janeiro), utilizando o software GUIDE (InfoAccess Inc., USA). A figura abaixo apresenta algumas telas da publicação feita para a Promon.

Alcatel - Sistema 12

Os manuais técnicos do equipamento S12 da Alcatel foram convertidos para manuais eletrônicos pela empresa Hipertec (Rio de Janeiro), utilizando o software GUIDE (InfoAccess Inc., USA).

O produto final correspondeu a mais de 7.000 páginas de texto e desenhos e a documentação de mais de 200.000 linhas de código de programas. A figura abaixo apresenta algumas telas da publicação.

Promon - Enciclopédia de Normas e Procedimentos

A Promon Engenharia tinha um enorme conjunto de documentos normativos cobrindo aspectos adminstrativos, técnicos, de qualidade, de segurança, etc., relacionados às atividades de projeto e de gerenciamento que desenvolve.

Com quase 4.000 profissionais distribuídos em diversas localidades, a disseminação das informações normativas através de papel definitivamente não atendia às necessidades.

A solução adotada foi constituir uma Enciclopédia Eletrônica, on line, atrativa e de consulta intuitiva, que substituiu totalmente o material impresso. Desenvolvida com o software GUIDE (da InfoAccess Inc., USA), a aplicação permite procura hierárquica, através dos "volumes" da coleção, pesquisa por palavras chave através do jargão da empresa, e pesquisa textual plena cobrindo todo o acervo.

A Multidoc forneceu o software e colaborou no desenvolvimento da aplicação. Esse projeto pioneiro entrou em operação em maio de 1993, muito antes de se popularizarem as soluções Internet e Intranet e, ainda hoje, a Enciclopédia Promon oferece recursos dificilmente encontrados em soluções web. A figura abaixo exemplifica algumas telas.

Camargo Corrêa - Bacia de Porto Primavera

A Usina Hidrelétrica de Porto Primavera causa o alagamento de uma extensa área na qual se fazem necessárias grandes obras de relocação de cidades e de infraestrutura, obras ambientais, etc.

Para o apoio ao gerenciamento dessas obras é necessária a disseminação rápida e completa de informações e documentos tais como:

  • Procedimentos Executivos
  • Procedimentos de Segurança
  • Procedimentos de Qualidade
  • Informações de Planejamento
  • Informações Administrativas
  • Informações Gerais da Obra e das empresas envolvidas

Para atender às particularidades da obra, a disseminação dessas informações e documentos se faz de forma eletrônica através de publicações hipertexto disponibilizadas via rede local e via Cd-Rom.

Um grande número de áreas das unidades da estrutura organizacional da obra, podem publicar diretamente as suas informações mas não devem precisar se envolver com tecnicalidades de publicação eletrônica.

A solução adotada foi a denominada template-based-web-publishing. Os vários autores das diferentes unidades produzem seus documentos utilizando as ferramentas de edição com as quais já estão familiarizados (Word, Excel, Powerpoint, etc.).

O desenvolvimento da aplicação foi feito pela empresa EPCM (São Paulo) e a conversão para hipertexto HTML é feita pelo software HTML Transit (da AvantStar, USA), uma poderosa ferramenta de criação automatizada de websites. A figura abaixo exemplifica o processo.

Página gerenciada pelo CityDesk - 19/08/2016